sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS.

É inquestionável a evolução da educação a partir do momento que as escolas passaram a se utilizar de computadores com acesso a internet como recurso didático para melhoria da qualidade do ensino. Por isso, a necessidade do profissional docente em adotar essas ferramentas tecnológicas é essencial para que a aprendizagem flua de maneira mais fácil e prazerosa, pois na sua maioria os educandos já convivem com essas inovações fora do ambiente escolar. A educação como centro de disseminação do saber deve acompanhar os processos de renovação tecnológica buscando se adequar a esses novos conceitos de aprendizagem e de ensino, pois as informações estão expostas de forma simultânea aos acontecimentos, assim, permitindo atingir um quantitativo maior de acesso a esses dados.
É fundamental que tanto o professor como a escola aprenda ou desenvolva a capacidade de saber que os conteúdos presentes na internet realmente tenham fins pedagógicos, e caso isso não ocorra os objetivos da aula não serão alcançados, sendo assim, requer uma atenção redobrada quanto ao uso das TIC’s para que não desvie da sua real finalidade que é a aprendizagem.
A partir dos recursos tecnológicos pode-se potencializar as aulas através de estratégias mais dinâmicas, se desfazendo de aulas totalmente tradicionais com uso apenas do quadro-negro e giz e passando para era digital, um período de inovações contínuas e que exige o desafio de aprender a aprender sempre. Saber potencializar o conteúdo através de pesquisas na internet, slides animados, imagens atuais, vídeos e entre outras ferramentas exige dedicação e disponibilidade para obter a capacidade de dominar essa diversidade de recursos tecnológicos.
Portanto, é importante ressaltar que a escola é o ambiente propício para aplicação das tecnologias, tendo que vista que a partir das TIC’s o professor se torna mediador do conhecimento de forma mais dinâmica com características de inovação.

2 comentários:

  1. Olá Jonnhy,

    Vejo que suas colocações são pertinentes.o conceito de currículo emergente decorre de um processo dialético entre a forma, estratégia, conteúdo, tecnologia e educação, que se agregam com o objetivo de oferecer ao aluno uma aprendizagem significativa de conhecimento em rede.Penso que o professor e o suporte pedagógico deverão encontrar estratégias diferenciadas que potencializem a aprendizagem dos alunos, vinculando esse trabalho ao conteúdo que deverá ser ministrado de forma interdisciplinar e dinâmica, administrado com o uso das tecnologias digitais e midias.

    Abraços,
    Edna

    ResponderExcluir
  2. Concordo quando você diz que hoje temos o desafio de aprender a aprender sempre pois também acredito que os processos de renovação tecnológica serão as molas propulsoras para um novo tipo de educador,muito mais dinâmico e criativo.

    ResponderExcluir

Seguidores