sexta-feira, 29 de outubro de 2010

TECNOLOGIA NO CURRÍCULO

Um dos principais desafios da educação contemporânea é articular o currículo com as tecnologias disponíveis, e saber adequar a disciplina ao uso ponderado das inovações. As escolas buscam através de ações pedagógicas familiarizar o ensino com a era digital, tendo em vista, que é inegável as potencialidades das tecnologias no processo da aprendizagem.
De acordo com Almeida e Prado (pg. 183, 2008) “O desafio mais complexo desse processo está na criação de um design educacional que seja flexível e aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares, metodologias de trabalho e estratégias de atuação docente (...)”. Para tanto, o educador acaba tendo que adaptar a sua matéria com as informações que a internet disponibiliza, mas esse quadro vem gradativamente mudando, pois na internet já pode ser encontrado plataformas utilizadas para formação, capacitação e aperfeiçoamento para docentes, como também, páginas virtuais de cunho educativo direcionadas para os alunos.
Acredita-se que quando a escola vislumbra na tecnologia o futuro da educação ela está aberta aos novos métodos de ensino e a um currículo mais flexível que vai obedecer ao processo de desenvolvimento dos alunos. A escola está buscando além das inovações aperfeiçoar sua prática através de ações inseridas em projetos. Esse trabalho busca contemplar diferentes áreas do conhecimento num formato inter/ou multidisciplinar, com atividades coletivas mas que atendam a particularidade das diversas disciplinas do currículo.
Portanto, é essencial lembrar que a Unidade Escolar é o ambiente propício para o desenvolvimento do conhecimento, e nada melhor do que inserir as TIC’s como recurso fundamental para o melhoramento da qualidade da educação e da dinamização do currículo, sendo assim, é importante que a escola tenha a sensibilidade de inserir nas suas ações no Projeto Político Pedagógico atividades que instiguem o uso de ferramentas tecnológicas a fim de melhorar a prática do professor em sala de aula, como também, de toda equipe escolar.

2 comentários:

  1. Oi Jonnhy,

    Sua colocação é significativa ao processo educativo. Sabemos que o uso das tecnologias traz contribuições significativas ao processo educativo, quando acontece de modo integrado a um projeto curricular com intencionalidade pedagógica, voltada á capacidade de ensinar e aprender com as tecnologias. Essa integração potencializa transformações na gestão de sala de aula, que envolve não somente o ato de aprender como o jeito de ensinar dos docentes,porém, para que essas mudanças possam acontecer, é necessário compreendermos o conceito de currículo e reconhecermos as características das tecnologias que pretendemos explorar nas atividades pedagógicas, de modo que integradas, possam alcançar uma aprendizagem situada.

    Sucesso!

    Edna

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  2. Johnny,
    Seu posicionamento é pertinente. Em um ambiente educativo é necessário usar de diversos recursos tecnológicos em prol de uma educação de qualidade e igualitário. Nesse sentido deve ser repensado o currículo e compreender o conceito dele, sendo este uma ferramenta básica para o conhecimento específico. Portanto, a nova era tecnológica emerge para o processo de transformação e dá busca de uma aprendizagem significativa.
    Com carinho,
    Elma

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